quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROJETO CANTARTE 2013


Fabiano Alves Pereira*
 
Em 2012 elaborei e enviei um projeto musical ao Programa de Cultura do Banco do Nordeste, com o intuito de fornecer de forma gratuita a jovens taiobeirenses, curso de capacitação musical abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo, figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) ressaltando características da musicalidade regional e a parte prática com aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral.  
 
É com grande prazer que anuncio que hoje (07/02/2013), recebi um e-mail do Banco do Nordeste informando que meu projeto foi contemplado. Assim, logo logo teremos mais uma opção de desenvolvimento artístico-cultural em nosso município.
 
O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens duas vezes por semana. A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso, cinco (5) meses, numa carga horária total de 200 horas/aulas.
As aulas teóricas (ministradas de maneira dinâmica e criativa, com o auxílio de apostilas previamente elaboradas) acontecerão nos três (3) primeiros meses do curso. A partir do quarto mês, os alunos terão adquirido maturidade o suficiente para serem inseridos na instrumentalização, ou seja, aprenderão a arte de tocar um instrumento musical (Por meio de métodos simples e objetivos terão aulas de flauta, teclado e violão). Já no quinto mês do curso a ênfase será nas aulas de canto, definição de repertório e formação de coral.
A culminância do projeto será no Auditório da Câmara Municipal de Taiobeiras, ocasião em que os participantes do projeto farão apresentação pública. 
________________________________________
* Fabiano Alves Pereira é Pós-graduado em Arte em Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Docência do Ensino Superior, pela FINOM. É graduado em História pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros). Fez cursos de Teoria Musical, Piano e Teclado na Taiô-Music, em Taiobeiras, MG, curso de Gestão Cultural em Araçuaí, MG, pelo projeto Pensar e Agir com a Cultura e curso de Canto com o cantor e compositor Walter Dias. Exerce a função de professor de Música, Artes e História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde é também regente do Coral Cantarte.

12 comentários:

  1. Olá, Fabiano!!!!

    Que notícia maravilhosa!!!!Fico feliz que iniciativas como a sua esteja realmente indo em frente. Temos um longo percurso a trilhar. Com certeza o projeto idealizado por voce trará uma grande contribuição e certamente irá elevar o perfil musical de nossa cidade; o qeu é muito bom!!

    Se precisar de alguma contribuição estamos aqui meu querido!!!!

    Elisiana Alves
    Artista Plastica

    ResponderExcluir
  2. muito bom para os alunos que estarao realizando esse curso! parabens

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fabiano, nunca duvidei da sua capacidade, tenho acompanhado a sua tragetória, você é um exemplo a ser seguindo em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito muito bom adorei...fico feliz de saber que tem alguem que se preocupa em levar cultura para os jovens em um estado em que a arte e a musica sao tao desvalorizadas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns prof. Fabiano!
    Brilhante iniciativa. Excelente noticia.
    Com certeza o projeto será um sucesso, adoraria estar aí e passar por essa capacitação musical.
    Se quisermos mudança, devemos nos mover... E são com feitos como o seu, que o mudar para melhor acontece.
    Meus cumprimentos pelo êxito.

    ResponderExcluir
  6. fabiano eu gostaria muito de entra no grupo cantarde pois vc e um otimo professor...<3 evellyn larissa cardoso soares (sala 10 )

    ResponderExcluir
  7. EU ADORO AS AULAS DE MUSICA COM FABIANO

    ResponderExcluir
  8. Parabéns professor Fabiano pela sua capacidade e pela sua brilhante iniciativa. Jhenifer (Sala 10).

    ResponderExcluir